A Paisagem Sertaneja segundo Aziz Ab'Saber e o filme "Vidas Secas"
- Thiago Viana, Bacharelando em Geografia
- 21 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
O substrato de onde se desenrola a história do filme “Vidas Secas” é denominado como o domínio morfoclimático das caatingas, segundo Aziz Ab’Saber, popularmente conhecido como sertão. As principais características dessa região – quanto ao relevo e a vegetação – são os grandes pediplanos, formando extensos planaltos secos e improdutivos muitas vezes, e a vegetação adaptada ao clima semi-árido, que tem um aspecto duro, rústico e hostil.
A interação do filme com tais elementos fica explícita em cenas como a final, onde a família percorre um planalto que se perde num horizonte, tamanha sua imensidão, mostrando a incerteza do futuro, ou então quando Fabiano se funde a sua montaria e percorre o cerrado, vestido de pesadas roupas de couro, e após sua corrida várias peças estão rasgadas com cortes provocados pelos galhos secos e arbustos.
Outro fator importante que percebemos através da vegetação é a relação dos cactos com o emagrecimento do gado e a chegada da seca. Enquanto esses conseguem encontrar cactos do tipo “Palmatória”, que têm espinhos pequenos, é um indicativo que a seca não está tão perto. No decorrer do filme, esse gado não consegue mais encontrar esse cacto para consumir, sobrando-lhes uma espécie bem mais dura e com espinhos mais resistentes: o Xique-Xique. Destaca-se, também, que só o fato do gado comer cactos já é um indicativo de que o sertão não tardará a ficar mais seco.
O relevo do nordeste, além de apresentar os pediplanos, também apresenta inselbergs, que são morros decorrentes da ação do intemperismo sobre os pediplanos. Em outras palavras, são vestígios de como era o relevo daquela região há milhares de anos, e também um indicativo de que aquela região é bem envelhecida, considerando uma escala geológica.
Os elementos do substrato do sertão proporcionam parte do aspecto rústico e difícil da vida que a família de Fabiano leva. As feições que se mostram ali ajudam a compor o cenário de onde o filme se desenrola, mostrando, também, de certa forma, como é a adaptação das pessoas com o meio onde elas vivem, e como se dá essa dinâmica.
Posts recentes
Ver tudoEntrevista concedida no dia 16 de abril de 2015, na Universidade Federal Fluminense com o intuito de levantar subsídios para a produção...
A compostagem já é uma técnica que está no boca a boca da sociedade da “era do desenvolvimento sustentável”, no entanto, na prática,...
Comments