top of page

Geografia

PUC-SP

--  BACHARELADO E LICENCIATURA  -- 

TRABALHOS DE CAMPO

O CURSO DE GEOGRAFIA NA PUCSP

O Curso de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo foi criado em 04 de março de 1943 (instituído pelo DecretoLei 11.784, publicado no diário oficial de 24/06/43 às páginas 9735), trata-se, portanto de um curso com 60 anos de tradição, formando bacharéis e licenciados que hoje possuem reconhecimento nacional. 

 

Ao longo de todo esse tempo de existência, e desde a sua fundação, o curso de Geografia da PUCSP experimentou diversas mudanças. No transcorrer dos anos 1980, acompanhando as  mudanças pelas quais passou a ciência geográfica no Brasil e no mundo, o Departamento de Geografia da PUCSP integra-se a esse processo iniciando profunda renovação de seu corpo docente, adotando política agressiva de estímulo à titulação e dedicação à pesquisa, reformulando a grade e a estrutura curricular do curso de Geografia e, também, as próprias condições físicas e de infraestrutura (buscando novas e melhores instalações) para oferecimento do curso.  Entendíamos que sem a adoção das medidas aludidas, comprometeríamos nossa própria continuidade e crescimento acadêmico.

 

Dessa forma, o Departamento de Geografia orientou sua política de contratação de professores, a partir de meados da década de 1980, no sentido de  buscar profissionais com maior titulação e melhor qualificação acadêmica, bem como estimulou a própria qualificação de seu corpo docente prioritariamente para o nível de doutorado. Resulta desta postura que, de um quadro de professores minoritariamente titulados, para além do bacharelado, o Departamento passou a contar, no 1° semestre de 2015, com nove docentes com o título de doutor e dois mestres, perfazendo, portanto, um total de 11 professores vinculados ao Departamento de Geografia que hoje é responsável pelas aulas oferecidas não só ao Bacharelado em Geografia, mas também pelas disciplinas geográficas dos Bacharelados de Relações Internacionais, Turismo, Ciências Sociais e História.

 

Essa situação tem se refletido, sobremaneira, na produção acadêmica e na ampliação das atividades de docência e pesquisa do Departamento, com claros reflexos sobretudo para o curso de geografia. Nos últimos anos a produção acadêmica de diversos docentes materializou-se em produções de grande repercussão na comunidade geográfica.

 

No ano de 2005 o Departamento de Geografia teve aprovado, tanto por seus órgãos internos, como pela CAPES, o curso de Mestrado em Geografia, que teve sua primeira turma em agosto de 2006. Nesses últimos nove anos, foram mais de setenta dissertações defendidas nas áreas de ensino em geografia, epistemologia e história do pensamento geográfico e urbanização, meio ambiente e novas tecnologias. Atualmente o curso de Mestrado em Geografia da PUC São Paulo, passa por um processo de reestruturação, adequando-se melhor à realidade de sua demanda, tendo seu processo seletivo temporariamente suspenso.

 

Para melhor dinamizar a ação do Departamento de Geografia, em sua política de expansão quantitativa e qualitativa, e também em sua política de projeção do Curso de Geografia em escalas mais amplas, inúmeras são as atividades que a partir dos anos 1980/1990, no âmbito das atividades de extensão, foram organizadas, tais como, cursos de especialização, seminários, oficinas, palestras etc., dos quais seria importante destacar os seguintes:

 

  • Pós-Graduação lato sensu, Especialização em Ensino de Geografia: Criado em 1995, já formou 20 turmas pelas quais passaram aproximadamente 600 alunos.  Além das características mencionadas há pouco, importante afirmar que esse curso tem o objetivo de desenvolver práticas pedagógicas nas quais se possa reconhecer o discurso geográfico como instrumento capacitado para odesvendamento da dimensão espacial da sociedade e dos demais elementos da natureza. Como forma de divulgar parte do trabalho realizado pelo curso e sistematizar suas principais contribuições, alunos e professores envolvidos já publicam a Revista ALFAGEO, que, fundada para ser publicação periódica do curso de especialização, busca, no entanto, se afirmar como instrumento para ampliar o debate em torno da Geografia e seu ensino e amplificar as contribuições de alunos, ex-alunos e professores do Departamento de Geografia.

 

 

  • Pós-Graduação stricto sensu, Mestrado em Geografia: criado em 2005 e implementado em 2006, já formou certa de 70 Mestres em Geografia nas áreas de ensino em geografia, epistemologia e história do pensamento geográfico e em urbanização, meio ambiente e novas tecnologias. Seus professores possuem vínculos com núcleos e grupos de pesquisa, tais como de Migração e de Geografia e Regulação do Território; assim como tem participado de vários eventos científicos, como encontros e reuniões científicas, congressos e simpósios.

 

 

  • Consultoria no Projeto de Reordenamento da Secretaria de Educação doEstado do Amapá (sob a gestão administrativa do Instituto de Estudos Especiais – PUC/SP): Entre os anos de 1999 a 2001 coube ao Departamento de Geografia dispor de um dos professores de seus quadros para, sob a gerência administrativa do Instituto de Estudos Especiais (organismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo dedicado a gerenciar projetos dirigidos às temáticas relacionadas a políticas públicas), coordenar a consultoria referente ao convênio firmado entre a PUC-SP e o Governo do Estado do Amapá, com o objetivo de reordenar a Secretaria de Educação daquele Estado. Com esse projeto tivemos a oportunidade de trabalhar, diretamente, tanto questões relacionadas à administração pública, quanto coordenar a elaboração coletiva das diretrizes curriculares daquele Estado, o que nos obrigou a refletir, sistematicamente, sobre o papel de todas as disciplinas da Base Nacional Comum em todas as modalidades e níveis de ensino.

 

 

  • Programas de Educação Continuada (PECs): Número significativo de professores do Departamento de Geografia participaram dos diversos PECs, promovidos pela Secretaria Estadual de Educação ou pela Secretaria Municipal de Educação em convênios celebrados com a PUC-SP. 

 

 

  • Palestras e seminários: Periodicamente o Departamento de Geografia tem promovido nos últimos anos palestras e seminários com a presença de profissionais da geografia e de outras áreas. Tais palestras têm permitido aos nossos alunos conhecer a excelência da produção acadêmica de pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa, bem como proporcionado aos nossos professores reflexões e aperfeiçoamento em torno de suas áreas de atuação. Geógrafos e outros profissionais de expressão nacional e internacional têm acolhido nossos convites e proporcionado importantes complementações e aperfeiçoamentos de nossas atividades de ensino e pesquisa. 

 

 

  • Semanas de Geografia: Nos últimos anos o Departamento de Geografia tem promovido também um conjunto concentrado de palestras, seminários, grupos de trabalho e cursos de curtíssima duração. São as Semanas de Geografia, que ocorrem sempre no segundo semestre de cada ano e da qual participam, apresentando trabalhos, socializando pesquisas, assistindo conferências e mesas redondas, o conjunto de alunos e professores do curso de geografia da PUC-SP e também alunos e professores de outras instituições convidadas. As Semanas têm se revelado um espaço privilegiado de intercâmbio sobretudo entre estudantes e professores das principais instituições de ensino do Estado de São Paulo — USP, Unesp, Unicamp e PUC/SP —, pois têm sido principalmente dos Departamentos de Geografia dessas instituições, que o maior número de palestrantes e participantes de cursos, mesas redondas e seminários têm se originado. Nas Semanas, que ocorreram de forma ininterrupta nos últimos 23 anos, apesar de admitir-se diversidade de assuntos e temas a serem tratados, têm-se indicado sempre um eixo temático privilegiado. Essa indicação visa conjugar, em determinado momento, tanto as necessidades internas do Departamento (buscando, por exemplo, subsídios para um processo de reforma curricular ou para um projeto de pós-graduação, como este que apresentamos) como as necessidades de reflexão que temas da conjuntura nacional ou internacional nos impõem.

 

 

  • Projetos envolvendo Geoprocessamento: Os projetos de geoprocessamento envolvem as seguintes atividades:

    • ​Capacitação de gestores da área de ensino, tais como os que ocorreram com os técnicos da Secretaria Estadual da Educação e das Secretarias Municipais de Educação de Guarulhos e Embu das Artes; capacitação de professores das Faculdades de Ciências Sociais e de Economia da própria PUC/SP; e capacitação de alunos de pós-graduação de diversos programas da Universidade.

    • Convênio com o Instituto Lidas no suporte ao desenvolvimento de produtos georreferenciados e de formação técnica no uso dos Sistemas de Informações Geográficas.

    • Suporte a projetos institucionais da Universidade, tais como os com os Departamentos de Economia Social, de Serviços Social e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 

    • Participação de projetos contratados à PUC São Paulo, tais como o Projeto “Métricas territoriais de proteção social: a capacidade protetiva de famílias residentes em metrópoles”, financiada pela Fundação Samaritano e sob coordenação do CEDEPE/PUC. Tem com parceiros o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) e o CEDEST (Centro de Estudos sobre a Desigualdade Socioterritorial) e visou a atualização do Mapa da Exclusão e Inclusão Social da Região Metropolitana de São Paulo e a elaboração do Índice Territorial de Proteção Social às Famílias – ITPS, do município de São Paulo.

 

PÓS GRADUAÇÃO
GEOPROCESSAMENTO

“...”

“...”

“...”

bottom of page